Notícias
25 | Julho
Manchete do dia 25/07/2017
25 de julho: dia do colono e dia do motorista
Publicado em: 25/07/2017



Comemora-se hoje, em todo o Brasil o Dia do Colono e dia do Motorista. Para centenas de comunidades rurais do Sul do Brasil, o dia 25 de julho sempre se revestiu de significado cordial: é o Dia do Colono, estendendo ainda suas reverências ao motorista. Em outras palavras, ele remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso regional.

A definição do 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo.

O Dia 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Ele viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. “Cristóvão” significa “Àquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas.

No dia 5 de setembro de 1968, foi sancionada pelo então presidente Artur da Costa e Silva a Lei nº 5.496, que Institui oficialmente o “Dia do Colono”, comemorado em 25 de julho de cada ano. Embora não seja considerado feriado, o dia é sempre comemorado com eventos, festa, desfiles, e homenagens ao dia do Colono.

Há 42 anos passados, no dia do Colono, foi fundada a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de SC, a nossa Fecoagro.

Parabéns aos colonos e os motoristas, pela passagem do seu dia!

Cooperativas de Jacinto Machado comemoram Dia C
Publicado em: 25/07/2017

O Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho, foi marcado por uma série de iniciativas. Em Jacinto Machado, as cooperativas Sicoob Credija, Cooperja e Cejama, se uniram para realizar uma programação diferenciada com atividades durante todo o dia na Rua Coberta. A programação teve início às 9 horas, com exposições, distribuição de mudas, orientações sobre higiene bucal, substituição de lâmpadas incandescentes por tecnologia LED e apresentações culturais. Durante a noite, uma palestra sobre o futuro do planeta encerrou as atividades.

“Conseguimos realizar um dia histórico na cidade, com atividades e ações que certamente vão se perpetuar, criando uma grande corrente do bem onde todos se beneficiam”, destacou o presidente do Sicoob Credija, Wolni José Walter, lembrando que mais de 2 mil crianças participaram da iniciativa. “A participação voluntária das pessoas foi fundamental para o sucesso desse dia, o que demonstra que estamos cercados de pessoas que também pensam em construir um futuro cada vez mais solidário e justo”, disse.

Com tantas opções para aproveitar, as crianças também ganharam um reforço para recompor as energias, durante todo o dia a organização ofereceu cachorro-quente, sucos, frutas e muitas guloseimas. Nesse ano, o Dia C teve como tema a seguinte afirmação: Atitudes simples movem o mundo. Para o vice-presidente do Sicoob Credija, Donato Semprebon, a proposta também é um convite a mudança de hábitos. “O tema desse ano nos trouxe uma importante reflexão sobre os atos que praticamos, porque por menores que eles sejam, qualquer atitude positiva faz a diferença e ajuda a transformar o mundo em que vivemos”, comenta.

O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, considera que o tema também faz parte do cooperativismo. “Essa frase reflete bem o Dia C, são ações feitas nas comunidades, por pessoas da comunidade, com a simplicidade como precisa ser o sistema cooperativo. Porém, com a responsabilidade e o compromisso de divulgar corretamente nossos princípios. Aqui em Jacinto Machado, a intercooperação mais uma vez se fez presente, Cooperja, Credija e Cejama demonstraram que, juntas, nossos ecos e pegadas vão mais longe. Esse é nosso objetivo maior”, disse.

A intercooperação também foi algo importante na visão do presidente da Cejama, Valdemiro Recco. “O que mais achei importante foi a parceria formada, não só pelas cooperativas, mas também pelas escolas, administração municipal, empresas e voluntários, que não mediram esforços para que o evento fosse um sucesso”, avalia.

Com o desenvolvimento de projetos contínuos que geram benefícios constantes para as comunidades, as cooperativas também integram um grande movimento, algo relevante que levou a própria Organização das Nações Unidas (ONU) a manter um estreito relacionamento com o setor, uma vez que seus projetos contribuem para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial para a redução das desigualdades no mundo até 2030.

Fonte: Cooperja

Técnicos discutem a cultura de milho e sorgo
Publicado em: 25/07/2017

Aconteceu na semana que passou na cidade de Sertão, região do planalto central do RS, o seminário que discutiu sobre cultura do milho. O cereal que abastece a cadeia agroindustrial do país vive um dilema entre amor e ódio. Ele é imprescindível e nunca se produziu tanto; a produtividade tem sido recorde, material genético eficiente, mas o vilão da história sempre é o preço.

Durante três dias, engenheiros agrônomos e acadêmicos de agronomia, lotaram o auditório do Instituto Federal de Educação, campus Sertão no RS. Lá foi realizada a 62ª reunião técnica anual sobre a cultura do milho e a 45ª reunião técnica anual da cultura do sorgo.

Do sorgo se falou pouco, apesar de sua importância. O que se viu é que tanto o Rio Grande do Sul quanto Santa Catarina reduziram as áreas de cultivo. No caso catarinense, a forte incidência da bacia leiteira até ajudou a manter a cultura do sorgo, por ser uma importante geradora de grãos e de forragem.

No evento as cooperativas tiveram um papel de destaque. Alexandre Doneda, da Cotrijal, de Não Me Toque e Claudinei Túrmina, da Cooperalfa, falaram sobre as estratégias de fomento para manter essas culturas em evidência. Também falaram sobre o mercado do milho, a incidência dos transgênicos e no final, foram apresentados trabalhos técnicos. Ficou evidente que um dos grandes desafios é aproximar a pesquisa ao produtor rural.

Muitos entendem que esses estudos estão valendo muito mais como teses de mestrados, com pouca funcionalidade na prática. Portanto, fazer a ciência chegar ao campo é a missão. O evento foi organizado pelo departamento de diagnóstico e pesquisa da secretaria da agricultura, pecuária e irrigação do Rio Grande do Sul, o SEAPI.

Fonte: IFRS – Campus Sertão

Alfa reinaugura centro administrativo e sorteia 25 prêmios para associados e clientes
Publicado em: 25/07/2017

O mês de julho foi marcado por uma das muitas ações comemorativas ao cinquentenário da Cooperativa Agroindustrial Alfa. No último sábado, 22 de julho, a cooperativa reinaugurou os prédios administrativos I e II, que foram revitalizados. Também realizou o primeiro sorteio da Promoção “50 anos, 50 prêmios”, contemplando clientes dos Postos Alfa, Lojas Agropecuárias e Superalfa com carros, motos e vale compras. A solenidade e o sorteio foram realizados na matriz da cooperativa, em Chapecó-SC.

A inauguração do prédio administrativo da então Cooperativa Regional Alfa, em 29 de outubro de 1988, marcou os 21 anos e a solidificação da cooperativa. Aos 50 anos, a Cooperalfa revitaliza o prédio de quatro andares, adequando-o às atuais necessidades. As obras também contemplaram o prédio administrativo II, construído em 2010.

Participaram da reinauguração Cooperalfa o presidente, Romeo Bet; o 1º vice-presidente e coordenador geral da comissão Alfa 50 anos, Cládis Jorge Furlanetto, pelo 2º vice-presidente, Edilamar Wons, e os conselheiros de administração da cooperativa. O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o vice-presidente do Sicoob Maxi crédito, Ari José Roman e Isabel Machado, presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese e gerente de comunicação da Aurora, representando a direção da Coopercentral, também prestigiaram o evento.

As novas instalações contemplam o aproveitamento da água da chuva e economia de energia elétrica. A área total construída é de 4.103 metros quadrados.

Também foi lançada bandeira, que é o símbolo visual de uma entidade constituída. Até hoje, a Cooperalfa hasteou o pavilhão criado logo após sua fundação. No ano de seu cinquentenário, a cooperativa apresenta um novo símbolo, que marca o início de uma nova era, sem abandonar as motivações que marcaram sua constituição: equilíbrio de mercado e desenvolvimento de seus associados.

Na mesma solenidade a Cooperativa Agroindustrial Alfa, marcou no ano do seu cinquentenário com uma de suas maiores promoções de prêmios. Somando-se as duas etapas, a Campanha 50 anos, 50 prêmios, irá sortear 10 automóveis, 20 motos e 20 vale-compras no valor R$ 2.000 cada, para associados e clientes das Lojas Agropecuárias Alfa, Superalfa e Postos de Combustíveis.

O primeiro sorteio da promoção “50 anos, 50 prêmios” foi realizado na manhã de 22 de julho, na matriz em Chapecó. Foram conhecidos os ganhadores de cinco carros, 10 motocicletas e 10 vale compras, no valor de R$ 2.000,00 cada, para consumo na rede Alfa. A entrega dos prêmios está marcada para as 14h do dia 27 de julho, no mesmo local do sorteio.

A 2ª etapa da campanha passa a valer com cupons depositados nas urnas a partir de 16 de julho. O sorteio será realizado em 06 de janeiro de 2018.

Fonte: Cooperalfa

FECOAGRO SC comemora 42 anos e homenageia apoiadores de programa de TV
Publicado em: 25/07/2017

Como acontece todos os anos, sempre no mês de julho, a Fecoagro reuniu em Florianópolis, dirigentes das cooperativas, lideranças políticas e funcionários, para um jantar em comemoração aos 42 anos de fundação da entidade. Neste ano também comemorou os 05 anos de existência do programa Cooperativismo em Notícia, que é produzido pela Fecoagro e veiculado semanalmente pelo Canal Rural, SBT de SC, Record News e TV Cidade de Joinville. O evento também prestou homenagens aos patrocinadores do programa, aos profissionais que atuam ou aos que já atuaram diretamente na produção e apresentação do programa; aos entrevistados que estiveram no programa de estreia em 2012, e também aos veículos de comunicação que veiculam o Cooperativismo em Notícia. Foi apresentado ainda um compacto do primeiro programa, que foi ao ar dia 7 de julho de 2012 e um vídeo atual das atividades executadas pela Fecoagro.

A FECOAGRO

A Fecoagro é uma Cooperativa de segundo grau que engloba 10 cooperativas singulares, todas da área agropecuária e também uma central, a Aurora Alimentos. No total são mais de 55 mil agricultores associados com atuação direta na produção de grãos, aves, suínos e leite. No ano passado, juntas, as cooperativas singulares faturaram mais de R$ 7 bilhões.

Além disso, a Fecoagro tem outras frentes importantes de atuação. Em São Francisco do Sul, estão as duas unidades processadoras de fertilizantes. Elas atendem as demandas das cooperativas associadas e também do mercado externo. Em 2016 foram industrializadas, entre adubos convencionais e granulados, mais de trezentas mil toneladas.

Já na cidade de Palmitos, no oeste do estado, fica a Central de Compras Conjuntas. É um sistema moderno que facilita a compra de insumos, seja para supermercados ou agropecuárias, tendo como foco principal o ganho de escala e a redução de custos. Nela, as cooperativas atuam de maneira conjunta, sempre visando à melhoria da competitividade. Em 2016 comprou R$ 550 milhões e conseguiu descontos de mais de R$ 19 milhões. Para 2017 a previsão é de que a Central consiga atingir mais de R$ 700 milhões em faturamento.

Em Florianópolis, onde está a matriz da Fecoagro/SC, fica a área administrativa. Além dos controles das demais unidades, a Fecoagro/SC coordena há mais de 20 anos o programa Terra Boa do governo do estado. Nele o produtor rural recebe insumos para melhorar o desempenho da propriedade, com material de alta tecnologia. São sementes de milho de alta tecnologia, além do calcário e também do kit forrageiro.

Outra ação importante está na área de comunicação. No rádio são mais de 70 emissoras que retransmitem, todos os dias, os nossos conteúdos. Estamos também na televisão com o programa Cooperativismo em Notícia, exibido em diversas emissoras. Temos ainda uma TV Online, a TV COOP, que está hospedada em nosso site.

Além de conteúdos que são compartilhados todos os dias via e-mail. A Fecoagro já foi destaque duas vezes entre as melhores cooperativas do país. Em Brasília foi premiada pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – na categoria comunicação e difusão do cooperativismo e também como exemplo de intercooperação dentro do sistema.

Foi a iniciativa do saudoso líder Cooperativista Aury Luiz Bodanese, que viabilizou a constituição da Fecoagro, que neste dia 25 de julho completa 42 anos praticando e estimulando a integração e a intercooperação em SC. Seu lema: Juntos Somos Mais Fortes.

Fonte: Fecoagro

Fonte:
Mais notícias
Cooperativa Agropecuaria Videirense

Avenida Dom Pedro II, 789
Caixa postal 127 - Videira Santa Catarina
Cep: 89560-000