Notícias
12 | Abril
Manchete do Dia 12/04/2018
Governo de SC pede mudanças na aduana de Dionísio Cerqueira que vão impulsionar exportações e importações
Publicado em: 12/04/2018

Modernização e ampliação na aduana de Dionísio Cerqueira foram pleiteadas pelo governador Eduardo na sede da Receita Federal, em Brasília. A intenção é dar maior vazão no transporte de mercadorias pelo único porto seco do Estado, na divisa entre Santa Catarina e Argentina. “Precisamos agilizar estas melhorias na aduana, pois não há sentido deixarmos mercadorias paradas no local por falta de estrutura e profissionais. Cobramos atenção especial da Receita Federal e do Ministério da Agricultura”, frisou o governador.

Apesar da relevância para a economia de Santa Catarina, o governador observa que a atual estrutura enfrenta grandes dificuldades para suprir a demanda existente, como filas de caminhões que ultrapassam uma semana de espera. Esta realidade reduz a competitividade catarinense, já que muitos caminhões migram para os Estados vizinhos, onde estão instaladas aduanas que funcionam com a participação da iniciativa privada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Nacional de SC

Unicred SC/PR apresenta modelo de agência conceito
Publicado em: 12/04/2018

A criação de espaço conceito não é novidade por grandes marcas, a dificuldade está em materializar isso de forma capilarizada, atendendo dois Estados e regiões com suas peculiaridades. Aceitando esse desafio, a Unicred SC/PR colocou em prática um projeto para implementar o novo modelo no próximo ano. O objetivo é criar um espaço que não seja apenas uma agência tradicional com mesas de atendimento e caixas, mas um ambiente mais propício à consultoria, à interatividade e à comunicação. O foco desse novo ambiente será a consultoria aos cooperados, em um ambiente ainda mais agradável e dinâmico.

Para desenvolver o projeto arquitetônico da “Agência Conceito Premium”, a Unicred SC/PR selecionou 15 escritórios de todo o Sul do País, com apoio de uma consultoria especializada. Dos 15, 8 escritórios entregaram seus projetos para participação no concurso. Estes foram analisados em uma etapa “às cegas” da qual saíram três semifinalistas.

Essas últimas propostas tiveram sua apresentação realizada pelos próprios arquitetos para os membros da diretoria executiva da Unicred, onde saiu vitorioso o projeto do Escritório Pulse Arquitetura, de Bento Gonçalves, dirigido pelas arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira.

A arquiteta Fabiana Ruaro destacou que um dos principais objetivos do projeto é poder proporcionar uma experiência de uso mais próxima e humanizada. “Nosso projeto tem foco na relação entre as pessoas, na flexibilidade de opções, no acolhimento e conforto, respeitando a liberdade de uso, acessibilidade e segurança, tornando cada atendimento único, exclusivo e inovador”, completou. O escritório Pulse conquistou o prêmio pelo primeiro lugar no concurso.

A entrega final do projeto para todas as cooperativas do Sistema Unicred SC/PR, ocorreu no Evento do Planejamento Estratégico, em Foz do Iguaçu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unicred SC/PR

Levantamento da Conab revela segundo maior resultado da história
Publicado em: 12/04/2018

O 7º Levantamento da Safra de Grãos 2017/2018, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revelou estimativa de colheita de grãos de 229,5 milhões de toneladas, que deverá ser a segunda maior da história. O recorde foi registrado no ano passado de 237,7 milhões de toneladas.

Apesar do decréscimo de 3,4% em comparação à safra passada, o número é considerado elevado considerando a média de produção no País em condições climáticas normais. Em relação aos números apurados no mês anterior, houve aumento de 3,5 milhões de toneladas (1,5%).

A soja é a maior responsável pelo desempenho exemplar da produção, afirmou a Conab, em relatório, prevendo rendimento de 3,27 toneladas por hectare, acima das 3,22 t/ha de março.

A Conab elevou sua estimativa de produção total de milho para 88,61 milhões de toneladas, ante 87,3 milhões em março, mas ainda aquém das quase 100 milhões do ano passado.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Wilson Vaz de Araújo assume Secretaria de Política Agrícola
Publicado em: 12/04/2018

O diretor de Crédito e Estudos Econômicos, do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, assumiu a Secretaria de Política Agrícola. Após quase dois anos, o secretário de Política Agrícola e ex-ministro da Agricultura, Neri Geller, deixa o posto para disputar as eleições deste ano.

O novo secretário foi conselheiro pelo Ministério da Agricultura no Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), no Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel/FCO), no Conselho de Administração da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Consad/Casemg) e integra a Rede de Dirigentes de Política Agrícola, do Conselho Agropecuário do Sul (Cas/Redpa).

Wilson Araújo considera como prioridade imediata de gestão o novo Plano Agrícola e Pecuário, a ser lançado até junho. “Já fizemos o levantamento das demandas junto às representações de produtores rurais, de insumos, de máquinas e equipamentos, de instituições financeiras, dos governos federal e estaduais e da Frente Parlamentar da Agropecuária, para receber sugestões e críticas”, disse.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Departamento de Justiça dos EUA aprova compra da Monsanto pela Bayer
Publicado em: 12/04/2018

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos aprovou a compra da Monsanto pela Bayer – em um negócio superior a US$ 60 bilhões -, depois que as empresas se comprometeram a vender ativos para garantir a aprovação de órgãos antitruste dos EUA, informou nesta segunda-feira (09) o “The Wall Street Journal”.

A decisão nos EUA ocorre logo após a aprovação do negócio por parte de autoridades europeias em decisão que também exigiu a venda de ativos.

No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou o negócio, no início de fevereiro, condicionando a operação a desinvestimentos de todos os ativos atualmente detidos pela Bayer relacionados aos negócios de sementes de soja e de algodão, bem como ao negócio de herbicidas não seletivos à base de glufosinato de amônio. Esse desinvestimento ocorrerá por meio da venda dos negócios de sementes e herbicidas à Basf pelo valor aproximado de € 5,9 bilhões.

Fonte: Universo Agro

Fonte: Assessoria Interna
Mais notícias
Cooperativa Agropecuaria Videirense

Avenida Dom Pedro II, 789
Caixa postal 127 - Videira Santa Catarina
Cep: 89560-000