Notícias
07 | Março
Manchete do dia 07/03/2018
Dia de Campo Cravil reuniu mais de 3 mil pessoas
Publicado em: 07/03/2018

O Dia de Campo Cravil realizado no Polo Tecnológico da Cooperativa em Lontras, reuniu mais de 3 mil pessoas e superou todas as expectativas. Produtores rurais de diferentes regiões e municípios de Santa Catarina estiverem presentes no evento, assim como estudantes, técnicos e profissionais da agropecuária, e lideranças e autoridades regionais.

O produtor de banana de Luis Alves, Bertolino Vilvert, esteve no Polo Tecnológico em Lontras pela segunda vez e ficou satisfeito ao encontrar uma parcela destinada à cultura da banana. “A gente vem para adquirir novos conhecimentos das demais lavouras e inclusive, nesta edição, também da banana. Então a gente vem conhecer novos produtos, a ação deles em cada cultura”.

O Dia de Campo Cravil é o maior evento da agropecuária no Vale do Itajaí. Em exposição tecnologias, produtos e serviços da agricultura e da pecuária. A prefeita de Santa Terezinha, Valquíria Schwarz, prestigiou o evento junto a um grupo de produtores do município, e destacou a importância de eventos como o Dia de Campo Cravil. “O agricultor precisa ter mais tecnologias a disposição, é preciso investir em inovação e a Cravil vem dando essa oportunidade aos nossos agricultores para que eles tenham mais qualidade de vida”.

Tecnologias, informações, produtos e serviços voltados a uma produção eficiente e sustentável, principalmente, nas culturas de arroz, soja, milho – grão e silagem, feijão, hortaliças e produção de pastagens, isso e muito mais fez parte do Dia de Campo Cravil. O deputado estadual, Milton Hobus também prestigiou o evento e ressaltou que é preciso dar oportunidades para o produtor rural ser mais competitivo. “Sabemos que as commodities agrícolas não são os produtores que fazem o preço ou a cooperativa, é o mercado. E a única chance que temos de tornar o nosso produtor e o Brasil mais competitivo é atualizando as tecnologias, diminuindo os custos de produção. Por isso essa iniciativa da Cravil ela é fantástica, presta serviço de verdade e fomenta a melhor agricultura da nossa região”.

A Cravil agradece todos os parceiros, colaboradores, fornecedores e, principalmente, os associados e clientes que participaram do Dia de Campo Cravil. “O Dia de Campo Cravil foi mais uma vez um sucesso, tanto de presença de público, quanto de qualidade dos expositores, que conseguiram mostrar tudo que existe de mais novo em tecnologia, para que o produtor consiga extrair o máximo de produtividade nas suas lavouras”, ressaltou o coordenador do Polo Tecnológico, Neimar Francisco Willemann.

O presidente da Cravil, Harry Dorow também destacou “Se o evento foi um sucesso e superou nossas expectativas é porque o nosso associado e os produtores da região onde a Cravil está presente estiveram conosco, obrigado!”

Fonte: Cravil

SENAR/SC forma terceira turma do Curso Técnico em Agronegócio em Fraiburgo
Publicado em: 07/03/2018

A próxima solenidade de formatura do Curso Técnico em Agronegócio promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), está programada para dia 24 de março próximo, às 19h30, no Clube Fraiburguense, em Fraiburgo-SC. Desde que iniciou no município o curso já formou 46 profissionais, totalizando 62 técnicos com a conclusão da terceira turma.

Formada em relações internacionais e mestre em desenvolvimento internacional Patrícia Lima Pederiva, de 31 anos, trabalha junto com a família na Granja Liberata, localizada em Fraiburgo. Para agregar conhecimentos e contribuir no desenvolvimento da propriedade, ela participou do curso. Patrícia é uma das formandas da terceira turma do polo presencial no município.

“O curso foi muito positivo. Teve carga horária leve que nos ofereceu um panorama do agronegócio brasileiro e mundial e de como deve ser feita a gestão de uma empresa rural. Ficou claro que todo produtor rural deve tratar a sua entidade com a seriedade de uma empresa, independentemente do nicho em que produz”, observa Patrícia. Para ela, as saídas de campo foram muito integrativas. “Aprender na prática é o melhor método de ensino. Recomendo o curso às pessoas que têm interesse em saber mais sobre a gestão de uma empresa do setor do agronegócio. Vale muito a pena”, indica.

Após dois anos de formação os profissionais concluem o curso aptos para desenvolver atividades de gestão do agronegócio em diferentes funções, seja em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, assistência técnica e também extensão rural e pesquisa. “A carga horária foi 80% a distância e 20% presencial com visitas de campo, facilitando a compreensão da realidade vivenciada nas propriedades rurais catarinenses”, explica a coordenadora estadual do curso, Katia Zanela.

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, é motivo de imensa satisfação acompanhar a aceitação do curso em todo o Estado. “No último processo seletivo tivemos a grata surpresa de ter recorde de inscrições desde que iniciou em Santa Catarina. Fraiburgo é um município que recebeu muito bem essa iniciativa e a procura tem sido cada vez maior. Isso demonstra a preocupação com a qualificação do setor e, nós enquanto entidade propulsora da aprendizagem no meio rural, ficamos felizes em acompanhar esse desenvolvimento”, observa.

De acordo com o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo o curso auxilia os profissionais no reconhecimento da realidade do meio rural identificando as principais potencialidades, limitações e desafios nas diferentes cadeias produtivas. “O agronegócio está passando por transformações. A tecnologia tem chegado ao meio rural e é preciso adequar o modo de produção a fim de atender as demandas de mercado. A formação técnica que esses profissionais recebem ao terminar o curso auxiliará na modernização do setor e também na ampliação da produtividade, renda e qualidade de vida no campo”, conclui.

Fonte: MB Comunicações

Sicoob Credial investe na especialização de colaboradores
Publicado em: 07/03/2018

Por meio de uma parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina(UNOESC), o Sicoob Credial tem proporcionado aos seus colaboradores uma especialização voltada na capacitação de lideranças, essa iniciativa conforme explica o presidente Sicoob Credial, Hermes Barbieri, é para estruturar um plano de sucessão em liderança na cooperativa de crédito. “Investir na formação de pessoas é essencial para a gestão estratégica das organizações”, diz o presidente complementando que a capacitação em liderança foi escolhida pois trata de uma necessidade atual que visa preparar líderes. “Por meio do Programa de Avaliação de Desempenho (PGD), implementado em 2016, identificamos que uma das principais competências a ser trabalhada era justamente a liderança. Nossos gestores precisam estar preparados para atender as novas demandas, liderar com responsabilidade e relacionar-se da melhor forma possível para atingir bons resultados”, destaca ele.

A responsável pelo setor de recursos humanos do Sicoob Credial, Dirlene Marli Jahnel enfatiza que a parceria com a UNOESC é uma grande conquista para cooperativa. “O Sicoob Credial não mediu esforços para a realização deste curso, disponibilizando espaço físico para as aulas e custeando integralmente o valor das mensalidades”, conta ela destacando que o cronograma de conteúdos da especialização busca desenvolver nos participantes competências que envolvam autoconhecimento, gestão do tempo, coach, gestão de carreira, gestão de pessoas, liderança organizacional, gestão do clima organizacional e conflitos, entre outras.

Uma das professoras da especialização é a mestre, Adriana Salvi, ela ressalta que a parceria entre a cooperativa e a universidade fortalece as duas instituições. “Sicoob e Unoesc são organizações voltadas ao desenvolvimento local e regional e de forma conjunta esse crescimento torna-se mais efetivo”, diz. Em relação ao cronograma de matérias do curso Adriana conta que as mesmas já estavam pré-definidas já que a especialização já estava na grade da universidade.

“Os ajustes dos conteúdos serão realizados após o mapeamento comportamental e profissional, na primeira fase da pós-graduação, que indicará forças e gaps da equipe que está sendo capacitada. Isso é um diferencial das capacitações in company”, ressalta a profissional destacando que os temas são do cotidiano de um líder dentro de uma cooperativa de crédito e a metodologia prática das aulas proporcionará a sua aplicabilidade.

“Estamos muito contentes por oferecermos essa capacitação importante ao nosso quadro de colaboradores, ainda mais porque os assuntos vêm de encontro com os objetivos de nossa cooperativa de crédito, com certeza será de grande valia. Desejamos muito sucesso ao grupo de colaboradores dessa primeira turma. E que em breve possamos colher bons resultados desse investimento”, finaliza Barbieri.

Fonte: Sicoob Credial – Assessoria de Comunicação.

Sicredi Região da Produção RS/SC realiza assembleias
Publicado em: 07/03/2018

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,6 milhões de associados e presente em 21 estados brasileiros – investe em ações que valorizam a participação dos associados. Uma delas são as assembleias, reuniões que permitem que a decisão coletiva se sobressaia e onde o associado, “dono do negócio”, seguindo os princípios do cooperativismo, pode votar e ajudar a decidir os rumos da cooperativa de crédito.

Uma dessas cooperativas de crédito é a Sicredi Região da Produção RS/SC, que está promovendo essas assembleias ate dia 20 de abril, em 18 municípios de sua área de atuação. Em 2018, as assembleias deverão reunir mais de 8 mil associados.

“A participação nas assembleias é fundamental. Aqui na Sicredi Região da Produção RS/SC, todo o investimento do associado é revertido no desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando a comunidade. Além disso, o associado também recebe a sua parte proporcional aos resultados do período”, explica o presidente da Sicredi Saul João Rovadoscki.

Outro ponto que estará em pauta durante as assembleias é o planejamento para 2018 e as ações comemorativas ao aniversário de 35 anos da Sicredi Região da Produção. Além disso, haverá espaço também para conhecer as ações que foram executadas no ano anterior e analisar como foram desenvolvidas.

Fonte: Sicredi Região da Produção RS/SC

Comissão aprova criação da Política Estadual de Apoio à Agricultura Urbana
Publicado em: 07/03/2018

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de SC aprovou, por unanimidade de votos, proposta do governo do estado para a instituição da Política Estadual de Apoio à Agricultura Urbana.

A iniciativa, que tramita no Parlamento estadual sob a forma do Projeto de Lei 534/2017, pretende estimular o cultivo em áreas, públicas e privadas, localizadas no perímetro urbano dos municípios e que estiverem ociosas, visando a produção de alimentos e renda às camadas mais carentes da população.

Para tanto, além da cessão para o uso das terras, estão previstos a capacitação e o suporte técnico das famílias beneficiárias, bem como o estímulo ao associativismo. O desenvolvimento da referida política ficará a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, com a colaboração com da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, que poderão firmar parcerias e convênios com a União, municípios e entidades públicas e privadas.

Durante a votação, os integrantes do colegiado seguiram o parecer favorável apresentado pelo deputado Mauro de Nadal . Em seu relatório, o parlamentar também destacou o alcance social da iniciativa, que a seu ver, contribuirá para a diminuição da fome no estado.

Antes de ir a plenário o projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Agricultura e Política Rural

Fonte: Alesc

Fonte: Assessoria Interna
Mais notícias
Cooperativa Agropecuaria Videirense

Avenida Dom Pedro II, 789
Caixa postal 127 - Videira Santa Catarina
Cep: 89560-000