Notícias
15 | Fevereiro
Manchete do dia 15/02/2018
Continuam os preparativos para o Tecnoeste 2018 da Copérdia
Publicado em: 15/02/2018

A Comissão Organizadora do Dia de Campo Tecnoeste, da Copérdia de Concórdia, está providenciando toda a estrutura necessária para garantir conforto e praticidade ao público. O evento acontecerá nos dias 21,22 e 23 de fevereiro próximos, no distrito de Santo Antônio, junto ao Instituto Federal Catarinense, antigo Colégio Agrícola de Concórdia.

Para facilitar a locomoção dos visitantes, foi espalhada uma grande quantidade de pó de brita nas ruas que dão acesso aos estandes. Bebedouros também foram instalados por todo o parque, garantindo que as pessoas tenham água disponível durante o evento.

A estrutura para a montagem dos estandes está sendo providenciada. Além disso, na parte de embelezamento, quatro lagos artificiais estão sendo construídos, valorizando ainda mais o visual.

Na parte elétrica, os trabalhos estão acontecendo diariamente. A ideia é deixar tudo organizado para que não ocorram imprevistos nos três dias do evento. A intenção da Comissão Organizadora é assegurar uma internet de qualidade para os expositores, para a imprensa e para o público em geral.

Na área do leite, por exemplo, equipamentos já foram instalados e alguns animais já foram transportados até o espaço destinado à atividade leiteira.

A Comissão Organizadora do Tecnoeste 2018 irá disponibilizar uma ampla área para estacionamento. A expectativa é de que ônibus de diversas regiões do Estado transportem os produtores até o local do evento. Além disso, há um grande espaço destinado aos visitantes que se deslocarem de carro até o parque do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. Ainda no quesito estacionamento, serão disponibilizadas vagas para organizadores, imprensa e expositores.

Outra novidade que irá facilitar a locomoção das pessoas, principalmente idosos e deficientes, são os carrinhos elétricos. Quem tiver alguma dificuldade de locomoção poderá se utilizar desse meio de transporte para visitar os estandes e conhecer todas as tecnologias que serão expostas.

Uma estrutura diferenciada está sendo montada nas proximidades de uma das entradas ao parque do Tecnoeste. A Copérdia, umas das promotoras do evento, terá um espaço privilegiado para receber cooperados e convidados. A estrutura, que será finalizada ainda nesta semana, terá dois pavimentos e possibilitará que a cooperativa faça demonstrações de seus projetos e ações sociais. A proposta é oferecer conforto e aconchego para quem visitar o estande da Copérdia.

O Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense irá apresentar inovações nas áreas de horticultura, suinocultura, bovinocultura de leite, horticultura, agricultura, fruticultura, horto medicinal, reflorestamento, meio ambiente, bovinocultura de corte, piscicultura, avicultura, exposição de máquinas e equipamentos e agregação de valor.

O Tecnoeste é realizado pela Copérdia e pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. O foco do evento é “Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão na Propriedade Rural”.

O Tecnoeste de Concórdia terá eventos simultâneos no primeiro dia. Às 8h30 será realizada a reunião mensal dos Conselhos de Administração e Fiscal da Fecoagro, que levará a Concórdia, os presidentes de todas as cooperativas filiadas. Já às 13h30 será iniciado o Fórum Mais Milho do Canal Rural, que discutirá a problemática de produção e abastecimento do milho em SC. O Fórum será transmitido ao vivo pelo Canal Rural a partir das 14 horas, e a TV COOP/SC vai formar rede com o Canal Rural para também transmitir as palestras e debates do evento. Dessa forma quem não puder comparecer, poderá acompanhar pela Internet ou pelos celulares.

As inscrições para participar do Fórum do Milho são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Canal Rural. Acontecerá no auditório do Instituto Federal Catarinense, junto ao Parque Tecnológico do Tecnoeste, em Concórdia.

Fontes: Copérdia/Fecoagro

Sicoob Central SC/RS realiza assembleia para prestar contas e eleger dirigentes
Publicado em: 15/02/2018

A Cooperativa Central do Sicoob SC/RS, realizará sua Assembleia Geral Ordinária nesta quinta-feira, dia 15, em Florianópolis. Estão sendo convocadas pelo presidente Rui Schneider da Silva as 40 cooperativas de crédito que fazem parte da Central.

No mesmo dia também haverá Assembleia Extraordinária para reforma estatutária.

Na Assembleia Ordinária, além da deliberação sobre as contas de 2017, também haverá eleição dos membros do Conselho de Administração para o mandato de 2018 a 2022. Rui Schneider da Silva é candidato único à reeleição.

Os demais itens do edital de convocação prevê eleição do Conselho Fiscal para 2018-2019; destinação das sobras e apresentação do relatório da administração. As assembleias acontecerão no auditório do Sicoob SC/RS no centro da capital.

Fonte: Fecoagro/SC

Coocam realiza 1º Dia de Campo no Mato Grosso
Publicado em: 15/02/2018

A região Centro-Oeste do Brasil é conhecida pelas altas produtividades de grãos. Isso porque os produtores estão sempre atentos às novidades do mercado para aplicar nas lavouras. Porém, no município de Ribeirão Cascalheira – Estado do Mato Grosso não são comuns eventos parecidos com o Dia de Campo realizado no último dia 03, pela Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam). Como também não é comum ver cooperativas trabalhando em prol do coletivo. Lá os produtores buscam as novidades por conta própria e esse diferencial da Coocam torna-a parceira não apenas dos cooperados, mas de inúmeros empresários do setor.

“Unidos em prol do agronegócio”. Assim descreveu Jean Fabrício Fornara Lemos, gerente de Compras da Coocam, falando sobre a organização do Dia de Campo e a participação dos convidados. Na opinião de Fabrício o evento de Ribeirão Cascalheira foi muito bem estruturado e os organizadores puderam mostrar aos produtores como são os formatos dos eventos feitos nas demais filiais da Coocam. Esse foi o 1º Dia de Campo da Coocam no Mato Grosso.

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes, entre elas autoridades locais, produtores e a comitiva da matriz da Coocam que durante toda a semana esteve visitando as Fazendas da Agrocam – agropecuária de cooperados da Coocam no Mato Grosso, coordenada pelo produtor Alexandre Alvadi Di Domenico. O número de participantes foi excelente, considerando que as pequenas áreas produtoras naquela região do Brasil giram em torno de 200 hectares (ha), podendo ultrapassar 50 mil ha de terreno de um único produtor. A Coocam comemora o resultado do evento e acredita que está no caminho certo.

“Lá a realidade é diferente daqui do Sul, pois as áreas são extensas, sendo assim, as necessidades deles são muito diferentes das nossas com uma responsividade para adoção de tecnologia imensa, onde os produtores estão sempre querendo conquistar altas produtividades safra após safra. A Coocam já assimilou essa ideia deles e procurou atender a demanda nesse Dia de Campo, juntamente com as empresas parceiras”, ressaltou o vice-presidente da Coocam, Riscala Fadel Junior.

Durante o evento foi servido bolo em comemoração aos 25 anos da Coocam. A Cooperativa Agropecuária Camponovense foi fundada dia 21 de janeiro de 1993 e a data está sendo lembrada durante todas as programações deste ano de 2018. O próximo Dia de Campo da Coocam acontece em Barracão, dia 17 de fevereiro.

Como a troca de experiência é um dos objetivos da Coocam, o modelo de gestão utilizado pelos produtores do Mato Grosso pode ser compartilhado na região Sul. Eles trabalham em suas propriedades de forma profissional e controle eficiente considerando cada fator, seja administrativo ou financeiro.

“Todos os produtores, indiferente do tamanho de suas áreas de produção, são altamente qualificados e tem todos os custos e resultados. E isso é muito importante para as tomadas de decisões dentro da propriedade”, observou o presidente da Coocam, João Carlos Di Domenico.

Em contrapartida a região é carente de projetos sociais e modelos como Escola no Campo e Campo Limpo, são iniciativas que devem ser implantadas pela Coocam na região onde está essa filial, assim como acontece na matriz em Campos Novos (SC) e nas filiais de Barracão (RS), Curitibanos (SC) e Lebon Régis (SC).

De acordo com João Carlos, o intercâmbio entre as regiões Sul e Centro-Oeste é um grande ganho para ambos. “Levamos o que temos de melhor aqui no Sul e vamos buscar lá no Centro-Oeste o que eles têm de melhor. Com certeza vamos colher muitos resultados com isso e proporcionar grandes lucros aos nossos produtores”.

Os programas sociais da Coocam devem começar no Mato Grosso ainda esse ano com o Projeto Escola no Campo. “Será um Programa piloto implantado em uma escola rural de Ribeirão Cascalheira”, compartilha João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam.

Fonte: Coocam

O movimento das cooperativas por um Brasil melhor
Publicado em: 15/02/2018

As cooperativas transformam realidades. Elas geram trabalho, renda e felicidade em todos os cantos do país. Sabe por quê? Porque elas estão comprometidas com o desenvolvimento das comunidades onde estão situadas e a materialização disso é o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento que demonstra o compromisso das cooperativas com quem mais importa: as pessoas.

As cooperativas brasileiras já podem inscrever no site do Dia C suas iniciativas de responsabilidade social, que coloquem em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Neste ano, o Sistema OCB reforça a ideia de que existem várias possibilidades de atuar em ações contínuas, com comprometimento, e que cabem no dia a dia de cada voluntário, afinal, o lema do Dia C reforçam que “Atitudes Simples Movem o Mundo”.

Em 2018, o Dia C assume o aspecto de movimento, um incentivo do Sistema OCB e de suas unidades estaduais para a realização de iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras. Para se ter uma ideia do tamanho deste movimento, em apenas nove anos, o Dia C já conta com a adesão de mais de 1,5 mil cooperativas, que abraçaram essa ideia e transformaram a vida de mais de dois milhões de pessoas. E isso só é possível por meio do trabalho engajado de cerca de 120 mil voluntários, em 1.081 municípios, de todos os estados brasileiros.

Além disso, desde 2016, o Dia de Cooperar tem ampliado o diálogo com parceiros globais, ao agir em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o plano de ação estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance da erradicação da pobreza, proteção do planeta e garantia do alcance da paz e da prosperidade, até 2030.

O Dia C, enquanto movimento nacional, tem a missão de estimular as iniciativas diferenciadas, contínuas e transformadoras desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras, com o apoio do sistema cooperativista brasileiro, em prol das comunidades e mostrar que, mesmo a nível local, o alcance dos ODS é possível.

Caso queira contribuir, as inscrições para o Dia de Cooperar 2018 já podem ser feitas. As cooperativas já podem inscrever suas iniciativas, individualmente ou em conjunto. Basta preencher o cadastro online no site: diac.somoscooperativismo.coop.br e contribuir com um país mais justo. E, para se tornar um agente de transformação, conheça ainda mais sobre o movimento, assistindo ao vídeo: https://goo.gl/SsBPnn.

Em virtude da realização da Copa do Mundo, neste ano, a celebração do Dia de Cooperar será, excepcionalmente, no último sábado de junho, dia 30. Caso sua cooperativa deseje realizar alguma ação transformadora, ela pode contar com o suporte do Sescoop, presente em cada estado brasileiro. É só entrar em contato com a equipe local que coordena o Dia C. Vem com a gente. Afinal, juntos SomosCoop!

Fonte: OCB

Sicredi lança máquina de cartão de crédito
Publicado em: 15/02/2018

Com o objetivo de facilitar as transações de crédito de seus associados, oferecendo agilidade e comodidade na gestão dos negócios, o Sicredi lançou a Paguecom, a máquina de cartão com aceitação das principais bandeiras do mercado e aceita transações de pagamento nas opções crédito, débito e voucher. A máquina é uma parceria entre o Sicredi e a First Data e é disponibilizada na versão sem fio e com fio, apenas para associados da cooperativa. Outros benefícios compreendem o atendimento personalizado nas agências e canais de atendimento telefônico e um portal (http://www.paguecom.com.br) completo com fácil interação para controle e gestão do seu negócio.

Com modelo adaptável a particularidade de cada negócio, o gerente da agência Efapi, da Sicredi Região da Produção RS/SC, Ademir Sonza, destaca a positiva adesão dos associados. “Em dois meses de utilização desde o seu lançamento, a Paguecom está firmando-se no mercado e concretizando a tendência de oferecer praticidade e opções completas de pagamento, além da possibilidade de antecipação de recebíveis o que contribui para gestão do negócio”, explicou.

O proprietário do Posto Milão, Ivaldo Muller, afirma que o bom relacionamento com a cooperativa levou a adquirir a Paguecom. “Sentimos um retorno muito positivo, unindo agilidade nas transações e diversidade de bandeiras, dessa forma temos um alcance maior de clientes”, destacou o empresário. Para Muller, o diferencial da Sicredi também está na aproximação com os associados. “Além dos produtos diferenciados e taxas mais acessíveis, sinto que a Sicredi compreende as necessidades do meu negócio”, finalizou.

Quem também encontrou na Paguecom uma opção de aumentar negócios e garantir o recebimento de vendas, foi o empresário Vilson Pedroso, da Pedroso Gás. “Cerca de 40% dos pagamentos são feitos pelo cartão. Isso evita uma fatia maior de inadimplência e facilita o acerto na hora do pagamento, uma vez que nem sempre o cliente tem dinheiro em mãos”, explica Vilson, que há três meses utiliza a máquina e é associado a mais de três anos.

Além da velocidade das operações que faz a diferença no uso da Paguecom, o gerente Ademir Sonza destaca que as transações na venda com cartão de crédito e débito agrega outros pontos positivos, como segurança ao associado, controle de inadimplência, ampliação de oportunidades de crédito, possibilidade de antecipação dos recebíveis e até mesmo o capital de giro, ajustando o fluxo de caixa da empresa. “O jeito de fazer do Sicredi preza pelo relacionamento com o associado e a preocupação em contribuir para seu crescimento pessoal ou profissional. Nesse cenário a Paguecom torna-se uma ferramenta acessível ao associado, disponível para pessoa física e pequenas, médias e grandes empresas”, finalizou.

Para solicitar o credenciamento da Paguecom e esclarecer dúvida, vá até uma das agências Sicredi. Em Chapecó, a Sicredi Região da Produção RS/SC está presente com as agências Centro, Efapi, Empresarial e Santa Maria.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,6 milhões de associados, que exercem o papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi possui 117 cooperativas em 21 estados, possui 1.565 agências, gera 22,8 mil empregos diretos em 1.185 municípios no país. Em 199 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente.

Fonte: MB Comunicação

Fonte:
Mais notícias
Cooperativa Agropecuaria Videirense

Avenida Dom Pedro II, 789
Caixa postal 127 - Videira Santa Catarina
Cep: 89560-000